Sobre

Sobre nós

FACTA – Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia Avícola

Organização civil sem fins lucrativos, a FACTA foi fundada em 10 de agosto de 1989, incorporando e ampliando atividades técnicas e científicas originalmente desenvolvidas por sua idealizadora e criadora, a APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.

Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.

Em 2014, ao comemorar seu Jubileu de Prata, a FACTA computou, entre outras, as seguintes realizações:

– Congresso Mundial de Avicultura (Salvador, Bahia, 2012), no qual reuniu cerca de 2.500 participantes representando 50 países;

– Conferências anuais de Ciência e Tecnologia Avícolas, nas quais já congregou mais de 23 mil participantes;

– Três seminários internacionais, 16 cursos de atualização, 17 simpósios sobre sanidade, nutrição, manejo , ambiência, bem-estar e outras especialidades da avicultura, além de 5 workshops (3 deles dedicados à prevenção da Influenza Aviária) com mais de 7 mil participantes;

– Criação da Biblioteca FACTA, cujo acervo é composto por obras inéditas sobre incubação, criação de matrizes, produção de frangos, doenças das aves, etc., algumas delas com repercussão internacional. O livro “Manejo da Incubação”, por exemplo, ganhou em 2013 sua terceira edição, totalmente atualizada, e, no ano seguinte, uma edição em espanhol, iniciativa desenvolvida em conjunto com a Associação Espanhola de Ciência Avícola – AECA/WPSA);

– Edição trimestral, em inglês, da BJPS – Brazilian Journal of Poultry Science, publicação científica de penetração internacional (uma das cinco mais reconhecidas do mundo em sua área) dedicada à divulgação de estudos técnicos e científicos de todos os segmentos da produção avícola.

Em decorrência das atividades desenvolvidas, a FACTA caracterizou-se como a principal instituição de referência brasileira na divulgação de conhecimentos na área de ciência e tecnologia avícolas. Representa no Brasil a WPSA – World’s Poultry Science Association.

WPSA

WPSA – World’s Poultry Science Association (Associação Mundial de Ciência Avícola) e a WPSA-Brasil

Origem da WPSA

A WPSA é instituição de abrangência mundial nascida no início do século 20 e sua origem se confunde com a criação da International Association of Poultry Instructors (Associação Internacional de Instrutores Avícolas) em 18 de julho de 1912. Embora o maior ímpeto para a formação de tal organização tenha se originado no Reino Unido e nos Estados Unidos, os 19 participantes do primeiro encontro representaram 14 nações: Austrália, Bélgica, Canadá, República do Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Holanda, Noruega, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Neste evento, Edward Brown (Reino Unido) foi nomeado presidente e Raymond Pearl (Estados Unidos), secretário executivo. Em 1928, a organização passou a denominar-se WPSA — World’s Poultry Science Association (Associação Mundial de Ciência Avícola), sendo hoje entidade que congrega mais de 7 mil associados ao redor do mundo.

Objetivos

A WPSA é uma organização concentrada no avanço do conhecimento e entendimento de todos os aspectos da ciência e indústria avícolas. Seu principal papel é encorajar e facilitar o intercâmbio de informações técnicas e experiências científicas entre cientistas, educadores e demais profissionais de todas as áreas da avicultura mundial.

Em seus mais de 100 anos de vida, a WPSA tem sido responsável por promover o desenvolvimento de inúmeras mudanças na ciência, educação e produção avícolas ocorridas ao longo do século 20 e início do século 21.

World’s Poultry Science Journal (Revista Mundial de Ciência Avícola)

Em 1928, para melhor alcançar um de seus objetivos principais, a mais ampla disseminação dos conhecimentos técnico-científicos, a WPSA iniciou a publicação de sua própria revista científica. Chamada inicialmente de International Review of Poultry Science (Revisão Internacional da Ciência Avícola), foi editada bianualmente a partir de Rotterdam (Holanda) até 1940, acumulando 13 volumes.

Em 1945 a publicação foi retomada, desta vez em com frequência trimestral e adotando sua atual denominação: World’s Poultry Science Journal. Ela publica revisões técnico-científicas em todas as áreas da ciência avícola.

Surgimento das seções internacionais da WPSA e da Seção Brasileira

Por sugestão do Dr. W.P. Blount, em 1946 (World’s Poultry Science Journal 2:113) criou-se, no Reino Unido, a primeira seção (branch) internacional da WPSA, vindo a seguir a seção norte-americana. Esse pioneirismo é explicado pelo fato de, naquela época, Reino Unido e EUA concentrarem os dois principais grupos de membros da WPSA. Em pouco tempo, muitos outros países acompanharam aquela iniciativa, implantando suas seções nacionais. Hoje existem, espalhadas pelo mundo, mais de 70 “branches” nacionais da WPSA.

A Seção Brasileira da WPSA tem duas fases de vida distintas. Foi criada, inicialmente, na década de 1970, objetivando a realização, no Brasil, do Congresso Mundial de Avicultura (Rio de Janeiro, 1978), por iniciativa do jornalista Lauriston Von Schmidt, que também se tornou presidente mundial da entidade (gestão 1978/1984).

Com a morte de Schmidt no final dos anos 1980, a Seção Brasileira da WPSA acabou se extinguindo naturalmente, mas sem que se extinguisse o contato dos técnicos brasileiros com a entidade mundial. Assim, poucos anos depois, juntamente com a criação da FACTA, ressurgiu a perspectiva de revitalização do organismo no Brasil.

Essa possibilidade tomou forma definitiva em 24 de maio de 1994, data em que o Conselho Curador da FACTA aprovou a constituição, como órgão da Fundação, da Seção Brasileira da World’s Poultry Science Association. Menos de um mês depois, em correspondência dirigida ao Prof. Dr. Edir Nepomuceno da Silva (primeiro Presidente do novo órgão), o Dr. Ir. P.C.M.Simons, então presidindo a WPSA, oficializava a representação brasileira da entidade mundial observando que “dado FACTA e WPSA compartilharem dos mesmos objetivos, considero ótimo que a própria FACTA se torne a Seção Brasileira da WPSA”.

Foi a partir dessa oficialização que a FACTA, como Seção Brasileira da WPSA, passou a defender a realização, no Brasil, de um Congresso Mundial de Avicultura, promovido quadrienalmente pela entidade mundial. Pois, afinal, àquela altura a avicultura brasileira já se encontrava entre as primeiras do mundo, dispondo de um cabedal técnico-científico digno do reconhecimento internacional.

Essa possibilidade, entretanto, só se consolidaria dez anos após a criação da Seção Brasileira da WPSA. Foi quando, no Congresso Mundial de Avicultura realizado em Istambul, na Turquia, a FACTA venceu diversos pleiteantes a sede do Mundial, conquistando o direito de realizá-lo em 2012. Inteiramente organizado pela FACTA, esse evento teve como palco a cidade de Salvador, Bahia, e sua realização marcou os 100 anos de fundação da WPSA.

Contando com cerca de uma centena e meia de afiliados, a WPSA-Brasil é presidida atualmente pelo Prof. Dr. Edir Nepomuceno da Silva (que também preside, mundialmente, a WPSA) e tem como Secretária a Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs.

WPSA – 2020 Cliff D. Carpenter International Essay Competition​

Conselhor Curador

Ivan Pupo Lauandos (Presidente) – Aviagen América Latina

José Paulo Meirelles Körs – Davicol

Antonio Mario Penz Junior – Cargill Agrícola

Flavio Henrique Araújo Silva – Cobb-Vantress

Everton Luis Krabbe – Embrapa Suínos e Aves

Edir Nepomuceno da Silva – Cinergis

Érico Antonio Pozzer – Associação Paulista de Avicultura

Irenilza de Alencar Nääs – Unip

Ricardo Santin – Associação Brasileira de Proteína Animal

Rodrigo Torres – Consultor

José Antonio Ribas Junior – JBS Seara

Jairo Arenázio – Plumagen

Ariovalo Zani – Sindarações

Diretoria Executiva

Diretor Presidente: Ariel Antonio Mendes, FMVZ/Unesp

Diretor Executivo: Anselmo Micheletti, Aviagen

Diretor Administrativo-Financeiro: Silvio Hungaro, Consultor

Diretor de Cursos e Publicações: Ibiara Correia Almeida Paz, FMVZ/Unesp

Diretor de Marketing: Marcelo Fagnani Zuanaze, Vaxxinova

Diretor de Eventos: Rodrigo Garófallo Garcia, UFGD

Diretora de Projetos Especiais: Eva Hunka, Phibro

Corpo Técnico

Membros Convidados

Alberto Back

Alberto Bernardino

Alberto Inoue

Alessandro Campos

André Viana

Angélica Signor Mendes

Anselmo Micheletti

Antonio Geraldo Silva

Antonio Guerreiro

Antonio Guilherme M de Castro

Antonio J. Piantino Ferreira

Artur Schlick

Caio César dos Ouros

Douglas Emygdio de Faria

Edir Nepomuceno da Silva

Eduardo Villas Boas Leffer

Eva Hunka

Fabio Tavares Zancan

Fernando Guilherme Perazzo Costa

Gabriel Jorge Neto

Gerson Neudi Scheuermann

Godofredo Miltenburg

Ibiara Almeida Paz

Inaldo Sales Patrício

Irenilza de Alencar Nääs

Ivan Mota Lee

Jônatas Wolf

José Fernando M Menten

Membros Convidados

Josiane Griebeler

Josiane Schuvank Maculan Salvo

Josiane Tavares de Abreu

Leikka Iwamura

Leonardo Vega

Liris Kindlein

Luciano Lagatta

Luiz Felipe Caron

Marcelo Fagnani Zuanaze

Marcos Macari

Maria Aparecida Melo Iuspa

Matheus Ramalho de Lima

Neyre Shiroma

Paulo César Martins

Paulo Lourenço da Silva

Paulo Roberto Raffi

Rafael Belintani

Raphael Lucio Andreatti Filho

Roberto Mülbert

Rodrigo Garófallo Garcia

Rosecler Alves Pereira

Sandra Bonaspetti

Tatiana Carlesso dos Santos

Vanessa Haeck

Vanessa Michalsky Barbosa

Vinicius Duarte

Walbens Siqueira Benevides

Membros representantes dos Mantenedores

Alexandre Barbosa de Brito (AbVista)

Alberto Inoue (CHR-Hansen)

André Luiz Della Volpe (MSD)

André Viana (Polinutri)

Anselmo Micheletti (Aviagen)

Antonio Geraldo da Silva (Petersime)

Bruna Cereda de Oliveira (Hipra)

Cassiano Bevilaqua (Cobb)

Claudio Machado (Vencomatic)

Eduardo Muniz (Zoetis)

Gustavo Schaefer (Vaxxinova)

Heytor Garcia Borges (Ilender)

Humberto Bussada (Inata)

Juliana Vieira Marques de Souza Pereira Batista (Nutron)

Lenise Souza (Pas Reform)

Luiz Eduardo Conte (Suiaves)

Nei Arruda (Evonik)

Patricia Rocha (Phibro)

Sebatião Aparecido Borges (Vaccinar)

Ulisses R. Toccheton de Moraes (Pancosma)

Wanderley Quinteiro-Filho (Adisseo)

Equipe

Carla Rizzo Palermo

Comunicação e Eventos carlapalermo@facta.org.br

Cleide Barbosa

Assistente Financeiro cleidebarbosa@facta.org.br

Elidiane Silva

Assistente de Comunicação elidianesilva@facta.org.br

Letícia Martins

Brazilian Journal of Poultry Science Editorial Office revista@facta.org.br