Sobre o curso

A compreensão e a correta aplicação dos conceitos de ambiência e bem-estar são aspectos fundamentais para que as aves possam apresentar seu máximo potencial genético para produção. A interação de fatores como nutrição, manejo, equipamentos e sanidade são importantes nesse processo e é preciso monitorá-los com a utilização de ferramentas já existentes no mercado. A aplicação das condições ideais de ambiência é essencial para que a ave converta a ração ingerida em carne, não desviando grande parte da energia para manter a homeotermia.

Existem várias opções de equipamentos para climatização, desde os que atuam no resfriamento ou aquecimento da área de alojamento, como exaustores, placas evaporativas e aquecedores, assim como os que fazem o controle integrado do ambiente. Atualmente, muitos avicultores optam por galpões totalmente fechados e climatizados na tentativa de obter maior controle ambiental e para produzir em maior escala. Diversas tecnologias permitem um controle mais preciso e mais próximo do ideal, sem mudanças bruscas na temperatura, em prol do bem-estar e conforto das aves. Porém, os avicultores devem conhecer os conceitos envolvidos em cada uma delas, a fim de eleger o que é melhor para o controle ambiental de seu aviário. O uso dessas tecnologias permite também que o produtor obtenha economia com energia tanto no aquecimento como no resfriamento das aves.

Fatores como a escolha de equipamentos e técnicas eficientes, de forma que os mesmos sejam utilizados e controlados corretamente, somados com a constante manutenção vão contribuir de forma positiva para a ambiência dos galpões e bem-estar das aves.

O Curso de Ambiência e Bem-Estar promovido pela FACTA abordará diversos aspectos de interesse do produtor que contribuem para a redução de perdas nos aviários. Serão discutidos requisitos de ventilação e exaustão em cada fase da produção, tipos de equipamentos, poluentes produzidos no aviário, utilização de sistemas de controle na ambiência avícola e métodos para aprimorar o manejo dos aviários e diminuir perdas na cadeia produtiva.






Datas importantes

Inscrições online até 15/09

Local

Hotel Deville Express

BR 277, Km 588
Cascavel - PR
85803-650